terça-feira, 28 de agosto de 2012

"O Ditador", a volta de Sacha 'Borat' Cohen

Voltando depois de uma pequena pausa para merecidas férias (que aproveitei para assistir mais uma batelada de filmes), trago hoje a resenha do novo filme de Sacha Baron Cohen, o eterno 'Borat'.

Pretendo postar alguma coisa nova, pelo menos, uma vez por semana. Vamos lá!

O Ditador (The Dictator), EUA, 2012. De Larry Charles. Com Sacha Baron Cohen, Ben Kingsley, Anna Faris.


A parceria entre o diretor Larry Charles e Sacha Baron Cohen (que escreve, produz e atua) segue firme e forte com seu terceiro filme. Mas não conte com um novo Borat (o melhor filme de comédia de todos os tempos, segundo minha avaliação) ou outro Brüno (que está em segundo lugar no meu 'ranking'). Desta vez, optou-se por fazer um filme mais convencional. Portanto, não espere um filme semi-documental, com uma sequência de 'pegadinhas' para constranger as pessoas que participam das filmagens. Não é um filme ruim mas, com certeza, está muito aquém dos filmes citados acima.


No filme, Sacha interpreta o Almirante-General Shabazz Aladeen, ditador da fictícia república de Wadiya, no norte da África. Como não poderia deixar de ser, suas opiniões e atitudes são politicamente incorretas. Depois de usar o poder por muitos anos para satisfazer seus caprichos, Aladeen é substituído por um sósia simplório e manipulável, em uma trama arquitetada por seu tio e braço direito (vivido pelo 'mercenário' Ben Kingsley, que topa fazer qualquer papel em qualquer filme, desde que seja pago) que tem a intenção de lucrar com as reservas de petróleo do país. Aladeen arquiteta planos malucos para voltar ao poder e fazer da sua nação uma ditadura novamente, o que estava em risco pois seu sósia iria assinar uma nova constituição e transformar o país em uma democracia. Só não vou contar o final para não estragar a surpresa.


O mais legal na parceria entre Sacha e o diretor Larry Charles é que o humor é sempre utilizado como uma poderosa arma para criticar os poderes estabelecidos. De uma maneira anárquica, segundo o próprio Sacha, "o importante é deixar claro que se está pregando a liberdade".

O Ditador estreou no dia 24 de agosto e ainda está em cartaz nos cinemas do Brasil. Minha nota para o filme: 8. Estava esperando bem mais do que vi!



Um comentário:

  1. Engraçado até a metade, quando fica morno até perto do final, quando volta a ficar engraçado.

    ResponderExcluir