terça-feira, 4 de setembro de 2012

Duas Mostras na Sala Redenção

Recentemente, andei prestigiando duas mostras de cinema promovidas pelo Cinema Universitário - Sala Redenção: a Mostra Vincent Price e a Mostra Stanley Kubrick.

A Mostra Vincente Price focou o trabalho do ator norte-americano falecido em 1993, conhecido mundialmente como o "mestre do macabro" por sua atuação em diversos filmes do gênero horror. Foram exibidos diversos dos seus filmes dos anos 60 e 70. Para muitos podem ser apenas filmes "velhos" mas, para os verdadeiros amantes da sétima arte, são verdadeiros "clássicos", com gostinho de nostalgia. Tá certo que hoje em dia a maneira "exagerada" de atuar é motivo de risos e os efeitos especiais de então são ridículos comparados aos modernos truqes cinematográficos. Mas existe algo que esses filmes possuem e ninguém consegue reproduzir hoje em dia: o clima. Outro detalhe que me chamou a atenção foi que apenas escutando a trilha sonora dos filmes já era possível identificar a que década pertencia cada película.


Já a Mostra Stanley Kubrick fez um apanhado da obra do cineasta americano falecido em 1999. O que ainda nos resta dizer, que não tenha sido dito, sobre este gênio incontestável do cinema? Stanley Kubrick era um artesão, um ourives! Seus filmes são perfeitos e irretocáveis! O que dizer das trilhas sonoras magnificamente escolhidas a dedo? Simplesmente perfeitas e inesquecíveis. Kubrick não ficou preso a um único gênero cinematográfico: fez ficção-científica, terror, drama, guerra, comédia, etc... e, em todos eles, foi excelente! Graças a esta mostra, tive o inigualável prazer de ver e rever, novamente em uma sala de cinema, diversas de suas obras. Incrível como seus filmes permanecem atuais (com a exceção de 'Dr. Fantástico', que é, especificamente, sobre a loucura da Guerra Fria). Sua obra é, e sempre será, eterna.

Em tempo: no mês de setembro, a Sala Redenção promove duas novas mostras: Mostra 50 anos L C Barreto (filmes nacionais) de 03/09 a 21/09; e Mostra Sofia Coppola de 24/09 a 28/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário