terça-feira, 7 de agosto de 2012

10 Filmes de Ficção Científica que Mudaram o Mundo

Acredito seriamente que o gênero mais importante, tanto na literatura quanto no cinema, é a Ficção Científica. É o gênero que mais nos faz olhar para dentro de nós mesmos e refletir. Reuni nesta lista 10 filmes que causaram grande impacto na sétima arte (e no mundo, de uma maneira geral) na época de seu lançamento e, muitas vezes, além do seu tempo:

10 - Metrópolis (Metropolis) de Fritz Lang, 1927.
Um filme mudo, de 1927, em preto e branco! Ainda assim, este clássico fundamental da FC ressoou, como uma pedra jogada em um lago, enviando ondas através do século 20, influenciando filmes como Frankenstein, Tempos Modernos, Doutor Fantástico, Blade Runner, O Quinto Elemento e Matrix, entre outros.


09 - Laranja Mecânica (Clockwork Orange) de Stanley Kubrick, 1971.
Além do filme ser muito bom, mostrando o futuro de uma Inglaterra totalitária e policialesca, a trilha sonora é matadora! Walter Carlos comete a "heresia" de tocar música clássica usando sintetizadores!


08 - Alien, o 8º Passageiro (Alien) de Ridley Scott, 1979.
Um dos primeiros filmes a misturar a ficção científica espacial e o terror, passando aos espectadores uma sensação de claustrofobia e a angústia de ser caçado por um alienígena mortífero.


07 - O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final  (Terminator 2: Judgement Day) de James Cameron, 1991.
Foi o primeiro filme a romper a barreira de 100 milhões de dólares de orçamento. Seus efeitos especiais revolucionários tiveram de ser criados especialmente para o filme, algo que viria a acontecer com a grande maioria dos filmes de FC que o sucederam.


06 - A. I. - Inteligência Artificial (A.I.) de Steven Spielberg, 2001.
Um filme Steven Spielberg mas com toda a "cara" de Stanley Kubrick. Levanta muitas questões éticas sobre vida, inteligência, sentimentos, dor, perda, etc.

05 - Planeta dos Macacos (Planet of the Apes) de Franklin J. Schaffner, 1969.
Filme com final impactante que nos leva a questionar os rumos da corrida armamentista (tema muito em alta na época, em plena Guerra Fria).


04 - 2001 - Uma Odisséia no Espaço (2001 - A Space Odissey) de Stanley Kubrick, 1968.
Seus efeitos especiais foram tão convincentes que levaram muita gente a duvidar, no ano seguinte, que o homem realmente tivesse pousado na lua. Até hoje há pessoas que acham que a chegada do homem a lua teria sido uma farsa engedrada pelo governo americano com a ajuda dos técnicos em efeitos especiais de Hollywood.


03 - Star Wars Ep. IV (idem) de George Lucas, 1977.
Hoje em dia pode parecer difícil de acreditar, mas este filme mudou a maneira de se fazer filmes em Hollywood. Transformou as franquias cinematográficas em negócios multimídia, que geram mais lucros do que os próprios filmes. Também deu origem a primeira grande indústria de efeitos especiais, a Industrial Light and Magic de George Lucas.


02 - Blade Runner, o Caçador de Andróides (Blade Runner) de Ridley Scott, 1982.
Filme que criou uma nova estética para os filmes de ficção científica, a qual foi muito copiada pelos filmes deste gênero na década de 80. Levanta questões sobre a busca do criador e sobre o que é a "vida" em última análise.


01 - Matrix (The Matrix) de Andy Wachowsky e Larry Wachowsky, 1999.
Nada menos que revolucionário! Seguindo a tradição de 2001, Star Wars e Blade Runner, Matrix mudou novamente a maneira de se fazer filmes de FC.
O roteiro faz inúmeras referências a temas tão díspares quanto filosofia, kung-fu, cyberpunk, literatura, quadrinhos, budismo, mitologia e até à Biblia! Foi o primeiro filme a extrapolar os limites do celulóide para contar uma estória: um ano antes do filme entrar em cartaz já havia estórias parelas à trama sendo contadas em um site da internet (www.whatisthematrix.com ) Seus efeitos especiais foram copiados à exaustão por Hollywood, principalmente o efeito conhecido como "bullet time", usado até mesmo em desenhos animados (Shrek, por exemplo)!



5 comentários:

  1. Em que lugar ficou Exterminador do Futuro I ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Carlão! Também acho "O Exterminador do Futuro I" um bom filme B. Mas não chega a ser revolucionário (como a sua continuação milionária), não é mesmo?

      Excluir
    2. Concordo. Revolucionário mesmo pro cinema foi o Exterminador do Futuro II.

      Excluir
  2. Tenho uma relação muito estranha com ¨Blade Runner¨, porque, eu sai do cinema, fiquei caminhando pela rua e durante algum tempo me sentia, ainda, dentro do filme. Recentemente ¨Sucker Punch¨, me deu algo próximo, mas, não tão próximo assim.
    Para finalizar, não sei se iria se enquadrar no genero ¨FC¨, mas, Jurassic Park, para mim foi revolucionário, pois, foi a primeira vez em que vi criaturas irreais contracenando com seres reais em total harmonia, não da, em momento algum, dizer que não é real. Fiquei impressionado e feliz achando que as animações no cinema, daquele momento em diante seriam assim (perfeitas) -- TRISTE ILUZÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blade Runner é um dos meus filmes favoritos. Já assisti no cinema umas 10 vezes! E prefiro a versão do estúdio à versão do diretor. Acho que a narração em off é fundamental, até porque trata-se de um 'film noir'.
      Quanto à "Sucker Punch", foi uma das minhas maiores decepções cinematográficas. Achei um filme muito 'poser' e esperava muito mais do que issso. Esperava um roteiro consistente e uma boa estória.
      E vc tem razão em mencionar "Jurassic Park (I)". Este filme foi realmente revolucionário. Me lembro da emoção de ver pela primeira vez os dinossauros 'de verdade'. Poderia classificá-lo como o 11º da minha lista.

      Excluir