terça-feira, 24 de julho de 2012

Os 3 patetas dos Irmãos Farrely

Os Três Patetas (The Three Stooges), EUA, 2012. De Bobby Farrely e Peter Farrelly. Com Sean Hayes, Chris Diamantopoulos, Will Sasso, Jane Lynch, Larry David.


A nova comédia dos Irmãos Farrelly (os diretores que trouxeram ao mundo as comédias politicamente incorretas Deby & Loyd, Quem vai ficar com Mary, Eu, Eu Mesmo e Irene, entre outras)  é uma tentativa de atualização dos clássicos personagens dos curta-metragens dos anos 30 da Columbia, Moe, Larry e Curly, Os Três Patetas.

Na verdade, Os Três Patetas originais, eram seis. Moe e Larry eram fixos e o terceiro pateta era "rotativo". Mas isso não vem ao caso. O "terceiro pateta" mais popular sempre foi Curly, pelo menos nos EUA.

A ideia do filme é apresentar Os Três Patetas para as novas gerações. E até que atinge o seu objetivo, apesar de que, no início, cause estranheza o anacronismo daquele humor pastelão. O filme é dividido em três segmentos para emular 3 curta-metragens, mas a estória é contínua, seguindo um fio condutor do início ao fim. Ao chegarmos ao terceiro ato, já estamos razoavelmente acostumados com aquele tipo de humor e nos encontramos aptos a apreciar devidamente o segmento mais engraçado do filme.



Na estória dos Irmãos Farely, Os Três Patetas são abandonados ainda bebês em um orfanato. Depois de adultos (e nunca tendo sido adotados), o orfanato em que vivem corre o risco de ser fechado a não ser que consiga levantar fundos no valor de 830.000 dólares. Para evitar essa tragédia, eles saem, pela primeira vez, do orfanto e vão para a cidade tentar, de alguma maneira, obter aquela quantia.

Apesar de um sentimentalismo que beira ao piegas, é um bom filme, capaz de proporcionar boas risadas. Nota para o filme: 9.

O filme deveria ter estreado no Brasil no dia 4 de maio. Como não estreou, achei que sairia somente em DVD e Blu-ray, mas parece que será lançado nos cinemas em 12 de outubro. De qualquer forma, seja nos cinemas ou direto em vídeo, é uma boa opção para uma tarde de diversão e pipoca!



7 comentários:

  1. Não estava pensando em assistir a este filme, mas, se tu destes nota 9, deve ser bom mesmo.
    Só por curiosidade: os tres patetas na decada de 50 continuavam bem famosos, mas estavam pobres, pois seus contratos eram por filme para cinema e seus filmes passavam na tv o que não lhes rendiam nada. Um cunhado de Moe é que conseguiu um contrato decente e com a vinda de Joe DeRita (Curly Joe) um fã dos três patetas, começaram a fazer novos filmes para cinema.
    Eu sou fã, fã, fã dos Três Patetas e meu filho de 14 anos, desde sempre, também é fã.

    ResponderExcluir
  2. Exato, Caio. Somente com a chegada de Joe de Rita (Curly Joe, o sexto pateta) é que os Três Patetas começaram a fazer novos filmes para o cinema.
    E o filme é bom mesmo. Vale a pena assistir no cinema, se realmente estrear por aqui em setembro.
    Legal saber que teu filho também é fã!

    ResponderExcluir
  3. Assisti,e me arrancou muitas gargalhadas!!! Muito bom, mesmo com algumas passagens descartáveis, vale a pena!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Marcelo! Tem algumas cenas que causam estranheza, mas tirando isso, o filme é muito bom!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. A propósito, esqueci de mencionar que Mel Gibson produziu um telefilme contando a história dos Três Patetas (2.000), uma mini biografia ,deves estar a par.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheguei a ler alguma coisa a respeito desse telefilme mas não tive oportunidade de assistir. É bom?

      Excluir
  6. Olá, Rogério!

    Sim, é muito bom, conta a história dos três patetas, no começo um resumo do inicio, começando em 1912. Se não conseguires, eu tenho e te passo uma cópia,legendado.

    ResponderExcluir