quarta-feira, 24 de outubro de 2012

13 Filmes de Zoooombiiiieeee para o Dia dos Mortos

Dia 02 de novembro, dia de finados, haverá diversas "Dead Walk" (Caminhadas Zumbi) ao redor do planeta. Para "comemorar" esta efeméride, preparei uma lista com os 13 melhores filmes de zumbis.

1 - A Noite dos Mortos Vivos (The Night of The Living Dead), 1990, de Tom Savini.
Refilmagem do filme de George Romero de 1968, dirigida pelo técnico de efeitos especiais dos filmes O Despertar dos Mortos e Dia dos Mortos, ambos do Romero. Um casal de irmãos está em um cemitério quando, de repente, acontece um surto de zumbis.


2 - Madrugada dos Mortos (Dawn of The Dead), 2004, de Zack Snider.
Refilmagem de outro filme de George Romero, desta vez de O Despertar dos Mortos. Pessoas se isolam em um Shopping Center durante um ataque de zumbis. Dizem que é uma crítica ao consumismo (!).

3 - O Dia dos Mortos (Day of The Dead), 1985, de George Romero.
Filme que encerra a trilogia dos mortos original. A Terra foi totalmente devastada por uma praga zumbi. Uns poucos sobreviventes seguem suas vidas em um subterrâneo militar. A Refilmagem é uma bomba!


4 - A Volta dos Mortos Vivos 3 (The Return of The Living Dead III), 1993, de Brian Yuzna.
Melhor filme da série A Volta dos Mortos Vivos (que até agora contam com cinco produções) e o primeiro que não é uma comédia. Casal de namorados é afetado por experiências militares com zumbis.


5 - Terra dos Mortos (Land of The Dead), 2005, de George Romero.
George Romero resolve fazer uma "continuação" para sua trilogia dos mortos. No filme, pequeno grupo de pessoas sobreviventes ao holocausto zumbi sobrevive em uma comunidade. Os zumbis de Romero começam a deseenvolver inteligência.


6 - Resident Evil - O Hóspede Maldito (Resident Evil), 2002, de Paul W. S. Anderson.
Primeiro filme da série Resident Evil, baseada em popular série de videogames. Acidente em laboratório libera vírus que transforma pessoas em zumbis. Ainda estou procurando o tal "hóspede" do título em português.


7 - Extermínio (28 Days Later), 2002, de Danny Boyle.
Ativistas dos direitos dos animais invadem laboratório e acidentalmente liberam vírus que transforma pessoas em zumbis. 28 dias depois, a população da Inglaterra está dizimada e uns poucos sobreviventes lutam pela vida.


8 - Diário dos Mortos (Diary of The Dead), 2007, de George Romero.
Romero faz mais um filme de zumbis, só que dessa vez sem nenhuma relação com sua "trilogia" dos mortos. Grupo de estudantes resolve fazer um filme de terror na floresta e, quando menos esperam, são surpreendidos por zumbis.


9 - Extermínio 2 (28 Weeks Later), 2007, de Juan Carlos Frenadillo.
Os Estados Unidos ocupam a Inglaterra para ajudar na sua reconstrução, após o vírus que transformava as pessoas em zumbis ter sido erradicado. Mas, eis que surge um novo foco da infecção!


10 - REC (REC), 2007, de Jaume Balagueró e Paco Plaza.
Excelente filme espanhol de zumbis no estilo 'falso documentário'. Pessoas ficam presas em edifício em quarentena após praga zumbi começar a se espalhar. Já deve duas continuações inferiores e um 'prequel' está a caminho.


11 - Planeta Terror (Planet Terror), 2007, de Robert Rodrigues.
Paródia aos filmes baratos dos anos 70 que passavam em sessões duplas (forma com o filme À Prova de Morte de Quentin Tarantino a obra Grindhouse, que homenageia os cinemas que passavam estas produções). Hospital é atacado por zumbis. Heroína tem a perna arrancada e substituída por metralhadora, que usa para combater os zumbis. É... é nessa base, mesmo!


12 - Quarentena (Quarentine), 2008, de John Erick Dowdle.
Refilmagem americana do filme espanhol REC. A estória é exatamente a mesma, só que se passa nos EUA e não na Espanha. Fuja da continuação.


13 - Fido, o Mascote (Fido), 2006, de Andrew Currie.
Excelente comédia onde os zumbis são adestrados e usados para serviços domésticos, graças a coleira eletrônica. Menino adota morto-vivo (um zombie safado, como diria sua mãe) como se fosse seu mascote.





2 comentários:

  1. Já vi todos, filmes muito bons. Aliás, verdade seja dita, você é que me fez gostar de filmes de zumbis.
    O filme de zumbi que eu mais gosto é "Madrugada dos Mortos". Mas "Rec" tem uma abordagem muito legal, diria que é "A Bruxa de Blair" que deu certo, e "Planeta Terror", apesar de não ser nada original, é um sopão com tudo que ha de bom, e por isso mesmo só poderia agradar e me agradou muito.

    ResponderExcluir
  2. É difícil dizer qual deles é o melhor! Mas acho que ficaria com "Madrugada dos Mortos" ou "Extermínio". "REC" surpreende pela originalidade e por ser um filme tão bom em língua espanhola. "Planeta Terror" é muito bom porque é uma piada que se leva a sério!
    Legal saber que exerci esta influência sobre você. Acho que os filmes de zumbi são o melhor sub-gênero dentro dos filmes de horror. Às vezes, chego a ter pesadelos com zumbis... rsrsrs

    ResponderExcluir