quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Abraham Licoln vira caçador de vampiros em filme com produção de Tim Burton

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros, EUA, 2012. De Timur Bekmambetov. Com: Benjamin Walker, Mary Elizabeth Winstead, Dominic Cooper, Anthony Mackie, Rufus Sewell, Marton Csokas, Jimmi Simpson, Joseph Mawle, Robin McLeavy.


Você sabe o que é um 'Mashup' ? O termo 'mashup' veio da música, mais especificamente da eletrônica, e significa misturar. De uma música e sua melodia, obtém-se outra a partir de suas batidas. Ou de duas músicas diferentes obtêm-se uma terceira.

No jargão da informática, um 'mashup' é um website ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.

Por quê estou falando disso? Porque, um dia, alguém teve a idéia de usar o conceito de 'mashup' na literatura: em abril de 2009, Seth Grahame-Smith começou a fazer 'mashups' de clássicos da literatura com histórias de horror. Seu primeiro livro, Orgulho e Preconceito e Zumbis (que, por sinal, é excelente!!!) misturava a obra clásica de Jane Austen com os típicos zumbis da era moderna, retratados nos filmes de George Romero e seus discípulos (ficou 39 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times!). Em seguida vieram Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos, Android Karenina...


Até que o escritor resolveu criar sua primeira estória totalmente original: Abraham Licoln: Caçador de Vampiros. Tim Burton, após ler o livro, comprou os direitos de adaptação para o cinema, mas deixou a direção do filme nas competentes mãos do russo Timur Bekmambetov, ficando apenas com a produção. O roteiro do filme é do próprio Seth Grahame-Smith, que já havia escrito o roteiro de Sombras da Noite para Tim Burton.

O filme nos apresenta uns vampiros que usam protetor solar e óculos escuros e podem andar sob o sol (o que é bem melhor que vampiros que 'brilham' sob o sol) e só podem ser mortos com prata: balas de prata, lâminas de prata ou, quando o exterminador de sanguessugas é Abraham Lincoln, são mortos por uma machado com fio de prata.

A trama é a seguinte: um infante Abraham Lincoln vê a mãe ser assassinada por um vampiro. Quando já é um rapaz e após a morte do pai, sai em busca de vingança, querendo matar o vampiro que assassinou sua mãe. Após quase morrer mas mãos do vampiro que tentava matar, é salvo por um personagem misterioso que passa a treiná-lo como exterminador de vampiros. Na mesma época em que inicia sua caçada aos filhos da noite, começa a estudar direito e conhece aquela que viria a ser sua esposa. Logo em seguida, abandona a caça aos vampiros e passa a se dedicar à política e à abolição. Só volta a caçar vampiros novamente durante a Guerra de Secessão. Uma curiosidade interessante é que no filme, Abraham Lincoln, além de se tornar exímio no manejo do machado, tem super-poderes, pois consegue explodir(!) uma árvore com apenas uma machadada!


Não é um filme de horror, apesar de uns dois bom sustos. Dá para se considerar como sendo um filme de aventura, bem agradável de se assistir. Tem uma fantástica cena de embate entre Lincoln e alguns vampiros que se passa sobre um trem que está atravessando uma ponte enorme e altíssima, feita de madeira e que está em chamas.


O ponto alto do filme, para mim, foram os efeitos em 3D. Não costumo assistir filmes em 3D porque acho que, até hoje, somente um filme teve efeitos decentes, que foi Avatar de James Cameron. Mas, como queria assistir este filme legendado (odeio dublagens!) e, naquele horário, a única sessão disponível era em 3D, resolvi encarar. E valeu a pena! Parece que finalmente os efeitos 3D estão começando a evoluir. Claro que ainda não chegaram ao nível de Avatar, mas estão no caminho! Se criarmos uma escala de 1 a 10, sendo Avatar o nível 10, podemos dizer que Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros atingiu o nível 8 de nossa escala. Acho que quando outros cineastas atingirem a excelência técnica de Avatar, James Cameron lançará Avatar 2 e irá revolucionar os efeitos 3D novamente!

Outro detalhe técnico do filme que merece destaque é o som! Em determinadas cenas, a sala de cinema inteira parecia que estava sofrendo os efeitos de um terremoto!!!

No computo geral, é um bom filme. Dou nota 7,5.


Só para complementar: Orgulho e Preconceito e Zumbis já esteve em pré-produção para o cinema. Já havia sido contratado um diretor e até uma atriz principal mas o projeto acabou sendo engavetado. Quem sabe agora, finalmente, saia do papel para o celulóide (se é que ainda usam celulóide nesta era digital)!





5 comentários:

  1. Lagal, estou a fim de ver este filme. Bom saber que os monstros clássicos do terror são realmente imortais, pena que passaram do terror para a aventura.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Caio! É realmente uma pena! Estamos precisando de um filme que mostre os vampiros como eles realmente deveriam ser!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. KKKKK... Já ouvi falar sobre o filme,mas, não consegui ficar sequer curioso para vê-lo,mas,com esse comentário,soubeste explanar bem sobre ele, vou assistir uma hora dessas.

    Essa do machado explodir uma arvore...Essa foi demais!!!

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, Marcelo! Vale a pena dar uma conferida.

    Um abraço!

    ResponderExcluir