terça-feira, 19 de março de 2013

Tudo Que Você Queria Saber Sobre Os Filmes dos Muppets... Mas Não Tinha Para Quem Perguntar

Bem, chega de férias!!!! Depois de alguns meses de ausência, é hora de retomar as atividades e as postagens...

Resolvi começar escrevendo uma matéria falando sobre todos os filmes já lançados até hoje envolvendo os adoráveis personagens conhecidos como Muppets, já que sou um grande fã desta trupe de bonecos criada pelo saudoso Jim Henson

Para quem não sabe, os Muppets (alguns deles, pelo menos) foram criados em 1955 para aparecerem no programa de TV Sam and Friends e, a partir de 1969, no educativo Sesamo Street, conhecido no Brasil como Vila Sésamo. Em 1976, ganharam uma série exclusiva para eles, o Muppet Show, onde, a cada semana, recebiam diferentes convidados do showbizz (Entre os muitos destaques, podemos citar: Elton John, Alice Cooper e Charles Asnavour, entre outros).

Agora, pretendo falar sobre os filmes feitos para o cinema:

1- O Mundo Mágico dos Muppets / Muppets - O Filme (The Muppet Movie), EUA/UK, 1979. De James Frawley.

O primeiro filme dos Muppets, O Mundo Mágico dos Muppets (The Muppet Movie) foi lançado em 1979. É um filme razoável e cumpre a função de introduzir os Muppets no mundo do cinema. Nele, Caco vai tentar a sorte em Hollywood ao mesmo tempo em que tenta escapar de um dono de restaurante especializado em pernas de rã. Dá para assistir tranquilamente e até se divertir. Foi lançado em DVD, há pouco tempo, com o título de Muppets - O Filme. Dou nota 7!

2 - A Grande Farra dos Muppets (The Great Muppet Capper), EUA/UK, 1981. De Jim Henson.

O segundo filme dos Muppets nunca foi lançado nos cinemas brasileiros, nem tampouco foi lançado em nosso país em VHS. Somente recentemente foi lançado em DVD e, então, pude perceber o por quê: o filme é uma bomba! Fuja deste filme! É praticamente a pior obra já lançada nos cinemas ostentando o nome da franquia Muppets. Dou nota 2 para este filme!

3 - Os Muppets Conquistam Nova Yorque (The Muppets Take Manhatan), EUA, 1984. De Frank Oz.


O terceiro filme é, até o momento, o melhor de todos os filmes Muppet! Neste filme, os Muppets estão concluindo o ensino médio (!) e apresentam um peça musical. Devido ao sucesso retumbante do seu musical, são convencidos a levar sua montagem para a Broadway. Depois de enfrentarem diversos percalços (até mesmo a dissolução do grupo), conseguem, finalmente, apresentar sua peça na Broadway. Diversão garantida do início ao fim! Dou nota 10 com louvor (e 5 tijoladinhas)!

4 - O Conto de Natal dos Muppets / O Natal dos Muppets (The Muppet Christmas Carol), EUA, 1992. De Brian Henson.


Este filme apresenta uma bela adaptação da obra Um conto de Natal de Charles Dickens. É um filme muito agradável para assistir com toda a família, preferencialmente na época do natal. Dou nota 9!


5 - Os Muppets Na Ilha do Tesouro (Muppet Treasure Island), EUA, 1996. De Brian Henson.


Este filme, com produção da Disney, apresenta uma adaptação morna do romance de Robert Louis Stevenson A Ilha do Tesouro. É um filme passável e é capaz das crianças gostarem (talvez!). Dou nota 6!


6 - Os Muppets no Espaço (Muppets from Space), EUA, 199. De Tim Hill.



Nesste filme, os Muppets vivem todos juntos em uma casa e, apesar da companhia dos amigos, Gonzo se sente solitário por ser o único da sua espécie. Ele acaba por descobrir que é um alienígena e tenta fazer contato com seu parentes do espaço. É um bom filme dos Muppets. Dou nota 8!

7 - O Natal dos Muppets (It's a Very Merry Muppet Christmas Movie), EUA, 2002.


Apesar deste filme ter sido feito para a TV e não para o cinema, é um ótimo filme Muppet! (Curiosidade: em DVD saíram dois filmes com este título. O outro é o número 4 desta lista) Os Muppets enfrentam diversas peripécias para salvar o Teatro Muppet que corre o risco de ser fechado. Há referências a vários filmes e até a participação de Deus (Whoopi Goldberg). Diversão garantida! Nota 9!


8 - Os Muppets (The Muppets), EUA, 2011. De James Bobin.


Os Muppets são reunidos por Walter, o maior fã dos Muppets em todo o mundo, para salvarem o Teatro Muppet. Eles precisam levantar a quantia de 10 milhões de dólares, ou então o teatro será demolido para extrair o petróleo que há embaixo dele. É um filme muito bom e merece ser visto! Nota 9!

Apenas como curiosidade, já está em produção um novo filme dos Muppets para o cinema. Vai se chamar Muppets... Again! (Os Muppets... Novamente! em tradução literal) e será lançado em 2014.

4 comentários:

  1. Sou um leigo em relação aos Muppets, conheço mal e porcamente, quando saiu esse ultimo filme, vi o trailer e tive um pouco de curiosidade, mas passou. Porem esses dias assisti Jonathan Ross Show, onde o Caco e a Miss Piggy estavam sendo entrevistados, foi uma das melhores entrevistas desse programa, logo fiquei muito curioso em relação a eles, de novo.

    ResponderExcluir
  2. Para vc que é leigo, recomendo que assista primeiro "Os Muppets Conquistam Nova York" e em seguida "Os Muppets", que são os dois melhores filmes. Depois, caso vc goste, assista "Os Muppets no Espaço" e os dois filmes de Natal. Vale a pena!

    ResponderExcluir
  3. Bem vindo de volta!!!

    Gosto dos Muppets,não perdia um! Quanto aos longa, prefiro a série,mas,o primeiro filme do cinema é muito bom!

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, Muppet Show era excelente! Até hoje sinto saudades! Quem sabe um dia lançam a coleção completa em Blu-Ray aqui no Brasil, né?
    Quanto aos filmes, de uma maneira geral são bons, vale a pena assistir (com exceção do segundo filme, A Grande Farra dos Muppets)!

    ResponderExcluir