sábado, 13 de outubro de 2012

"Watchmen" - O Melhor Filme de Super-Heróis de Todos os Tempos

Há algum tempo atrás fiz uma lista com aqueles que considero os dez melhores filmes de super-heróis e Watchmen figurava em primeiro lugar. Portanto, acho que estava devendo uma resenha à altura deste grande filme.

Watchmen (idem), EUA, 2009. De Zack Snyder. Com: Jackie Earle Haley, Patrick Wilson. Carla Gugino, Malin Akerman, Billy Crudup, Matthew Goode.

Primeiramente, cabe salientar, para os que ainda não sabem, que tudo começou com uma graphic novel (romance gráfico ou, em bom português, estória em quadrinhos). Então, antes de mais nada, peço licença para falar sobre a obra literária e seu autor.


A GRAPHIC NOVEL
Tudo começou com a publicação de uma mini-série em 12 edições (que mais tarde seria re-lançada em um volume único), escrita por Alan Moore e com arte de Dave Gibbons, em 1986 e que, desde então, é considerada, pelos críticos e leitores de quadrinhos em geral, como a melhor estória em quadrinhos de todos os tempos! Sua trama é extremamente complexa, envolvendo política, filosofia, ficção científica, metafísica, física quântica e teoria da relatividade. Moore esbanja recursos narrativos, cria estórias dentro da estória; usa trechos de 'biografias', artigos científicos, boletins de ocorrência policial, dossiês psiquiátricos, recortes de jornais, memorandos corporativos, etc, criando um grande mosaico que nos dá a sensação de imersão naquela realidade. Devido a esta complexidade e riqueza, muitos executivos de Hollywood acreditavam que a obra seria 'infilmável'. Esta foi a primeira graphic novel a figurar na lista de livros mais vendidos do The New York Times, alçando, assim, os quadrinhos ao status de literatura 'de verdade'.


O AUTOR
Alan Moore nasceu em Northampton, Inglaterra, em 18 de novembro de 1953. Foi o pioneiro da 'Invasão Britânica' nos quadrinhos mainstream americanos na década de 1980 e um dos primeiros a escrever quadrinhos 'adultos' para uma grande editora dos EUA. Começou sua carreira de roteirista de quadrinhos publicando nas revistas inglesas 2000AD e Warrior. Em 1984 assumiu os roteiros do gibi do Monstro do Pântano da editora DC Comics, que beirava o cancelamento. O sucesso foi estrondoso e imediato. Em 1986, iniciou a publicação de sua obra-prima: Watchmen. Logo após, vieram muitas outras obras revolucionárias, como A Piada Mortal e Promethea, só para citar alguns. É autor do romance A Voz do Fogo (1996). Em suas estórias, destila seu vasto conhecimento sobre bruxaria, artes místicas e esotéricas, literatura, mecânica quântica, relatividade e também sobre a história dos quadrinhos norte-americanos. Várias de suas obras já foram adaptadas ao cinema: Do Inferno, A Liga Extraordinária, V de Vingança e, finalmente, Watchmen. Alan Moore nunca ficou satisfeito com nenhuma adaptação feita a partir de suas estórias e, inclusive, pediu que seu nome fosse suprimido dos créditos de V de Vingança e Watchmen.


A TRAMA
A estória se passa em 1985, nos Estados Unidos, em uma realidade alternativa onde os norte-americanos venceram a Guerra do Vietnam devido ao surgimento do primeiro ser humano com super-poderes, o Dr. Manhattan. Richard Nixon ainda é o presidente dos Estados Unidos e o mundo se encontra às véperas de uma guerra nuclear entre os EUA e a União Soviética. Nesse contexto, o herói mascarado Rorschach inicia uma investigação sobre o assassinato de outro herói, o Comediante, e descobre uma conspiração que pode levar ao fim da humanidade.


O FILME
Como a mini-série era considerada a melhor estória em quadrinhos de todos os tempos, desde sua publicação em 1986, pensou-se em transformá-la no 'melhor filme de super-heróis de todos os tempos', o que não foi tarefa fácil! Até chegar aos estúdios da Warner Bros. e às mãos competentes do cineasta Zack Snyder (de Madrugada dos Mortos), foi uma verdadeira 'via-crucis' que por si só já renderia outro filme! O projeto passou por vários estúdios, iniciando pela Fox. Em seguida foi a vez da Warner tentar a sorte. Depois, a Universal e em seguida a Paramount, até voltar para a Warner em definitivo. Nesse vai e vem de estúdios, passou pelas mãos de diversos diretores (tais como Terry Giliam e Darren Aronofski, só para citar alguns) e roteiristas. Embora o filme possa não ter agradado a todos os fãs da graphic novel, pode-se dizer que foi a melhor adaptação possível, considerando-se o tempo de projeção. Para uma perfeita transposição da obra original, seriam necessárias pelo menos seis horas de duração, o que foge aos padrões aceitáveis da indústria cinematográfica. Ainda assim, Watchmen é, sem dúvida, o primeiro filme de super-heróis 'sério' e 'adulto'.


Altamente recomendado! Nota dez com louvor e 5 tijoladinhas!!! O filme já está disponível há algum  tempo em DVD e Blu-Ray. Recomendo, também, que leiam a estória em quadrinhos e que procurem conhecer a obra de Alan Moore. Vocês ficarão impressionados, pois ele é 'o melhor escritor de estórias em quadrinhos de todos os tempos'. E tenho dito!




2 comentários:

  1. Recomentado por você na época do seu lançamento, fui ver Watchmen no cinema, e mesmo para quem não gosta de HQ, é um filme que todas as pessoas que levam a sétima arte a sério deveriam assistir.Dentro do seu gênero e um clássico.
    Valeu a dica amigão!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Caio!
    Agora imagine a riqueza da estória original, uma vez que para ser adaptada de maneira correta, precisaria ser transformada em um filme de seis horas de duração!
    E mesmo assim, o filme não apenas não fez feio como também se tornou o melhor dentro do seu genêro. Precisamos de mais filmes como esse!
    Um abraço!

    ResponderExcluir