quarta-feira, 10 de outubro de 2012

"O Segredo da Cabana" acaba com todos os filmes de 'cabana na floresta'!

O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods), EUA, 2012. De Drew Goddard. Com: Richard Jenkins, Bradley Whitford, Amy Acker, Jodelle Ferland, Kristen Connolly, Chris Hemsworth, Fran Kranz, Jesse Williams, Sigourney Weaver.

Escrito por Joss Whedon (atualmente o todo poderoso dos filmes da Marvel) em parceria com o diretor Drew Goddard, este filme, aparentemente, é apenas mais um filme de cabana nas montanhas cheio dos clichês de filmes de horror de Hollywood. Começa de maneira estranha, mostrando algumas pessoas em um escritório ou laboratório, o que nos leva a pensar: será que estou assistindo o filme errado? Logo em seguida conhecemos um grupo de jovens que estão se preparando para ir passar uns dias em uma cabana nas montanhas, e aí podemos ficar tranquilos porque estamos vendo o filme correto.


Os jovens partem para as montanhas a bordo de um motor-home (trailer) e então começam a pipocar alguns dos clichês do gênero, como o do velho caipira mal-encarado do posto de gasolina que os deixa assustados. Ao chegarem na cabana, mais alguns clichês!


Depois de algum tempo, ficamos sabendo quem eram aquelas pessoas que no início do filme pareciam estar num escritório ou laboratório e o filme passa a apresentar alguma originalidade. Tudo vai transcorrendo conforme o esperado até que na terceira parte do filme há uma grande reviravolta e o filme, finalmente, mostra a que veio!


No final apoteótico do filme são utilizados TODOS os monstros possíveis: lobisomens, zumbis, ogros, tritões, aranhas gigantes, crianças diabólicas, etc, etc, etc. E ainda temos uma participação especial da atriz Sigourney Weaver (de Alien e Os Caça-Fantasmas). Conforme dito no título desta resenha, o diretor simplesmente acaba com todos os filmes de 'cabana nas montanhas'. Duvido que algum outro cineasta se atreva a fazer outro filme deste sub-gênero novamente. Simplesmente não há mais o que dizer sobre este tema!

O filme agrada pela originalidade e pelo final arrasador! Dei nota 8. A estréia no Brasil está prevista para o dia 2 de novembro. Vale a pena dar uma conferida!




2 comentários:

  1. Este foi mais um daqueles filmes que eu quase desisti de continuar vendo, porque parecia ser mais uma copia de tantos outros filmes de terror de jovens, floresta, cabana e mais recentemente reality show. Mas, da metade em diante fica muito bom, tu não sabe se é ficção cientifica (Arquivo X), (Fringe), (Hammer), etc...
    A parte cômica fica por conta de quando Sigourney Weaver comenta para a mocinha do filme que usariam uma "virgem" a qual retruca - virgem? Sigourney Weaver rebate algo do tipo; - a gente se vira com o que tem.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Caio, o filme tem de tudo: terror, ficção, reality show e até, como vc apontou, comédia. Uma grata surpresa no meio de tantos filmes parecidos!

    ResponderExcluir