quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Isto Não é Star Trek

Star Trek - Além da Escuridão (Star Trek Into Darkness), EUA, 2013. De J. J. Abrams. Com Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Frank Cho, Carl Urban, Simon Peg, Anton Yelchin, Peter Weller, Benedict Cumberbatch.



Em primeiro lugar, quero deixar bem claro que Star Trek - Além da Escuridão não é um filme ruim. Pelo contrário. Pode-se afirmar que ele é um bom filme de aventura, com um pouco (veja bem: eu disse um pouco) de ficção científica. Mas, definitivamente, o que assistimos transcorrer na tela não é Star Trek (ou Jornada nas Estrelas, se pereferir)!!!
 



O Sr. JJ Abrams e seus asseclas (Roberto Orci, Damon Lindelof e Alex Kurtzman) criaram uma obra apócrifa, que contraria tudo o que foi estabelecido na “bíblia” da série criada por Gene Rodenberry. Por exemplo: neste filme há um almirante corrupto que fomenta uma guerra com os klingons. É importante frisar que a estória se passa na época do seriado original (na verdade, um pouco antes da missão original de cinco anos) e nesse período, a Federação dos Planetas Unidos e a Frota Estelar são instituições utópicas (segundo a visão de Rodenberry) e corrupção nos altos escalões seria algo inadmissível.

Isso sem contar que praticamente todos os personagens estão descaracterizados (Spock chorando ??!!!). Estes não são os mesmos personagens a que estávamos acostumados. Não são os mesmos que aprendemos a amar!


A ideia deste filme, assim como a do anterior (de 2009), era a de cativar quem não era fã ou nunca havia assistido a nenhuma série ou filme de Star Trek (alguém?); uma pessoa que vai ao cinema esporadicamente para assistir uma ficção científica qualquer. Certamente, este público específico vai adorar, pois o filme é uma montanha russa de ação. 





Em compensação, para quem é fã, foram jogadas apenas algumas migalhas, as quais foram requentadas do filme Jornada nas Estrelas II – A Ira de Khan. Os roteiristas de Além da Escuridão pegaram várias ideias legais do filme de Nicholas Meyer e as inverteram (ou perverteram). Note que A Ira de Khan se passa, cronologicamente, vários anos após a missão original de 5 anos da nave estelar Enterprise e sua tripulação.


Lembro que, na época da pré-produção, JJ e a Paramount cogitaram até de não colocar Star Trek no título, que ficaria apenas Além da Escuridão. Acho que teria sido bem melhor. E mais honesto!

O que mais lamento é que nós, fãs, esperamos quatro longos anos para recebermos... isso?

Infelizmente, só nos resta esperar que o próximo filme, que deve ser lançado em 2016 para aproveitar os 50 anos da franquia, possa agradar a imensa base de fãs (os trekkers) que ela possui.

Nota para o filme: 8. (Nota que levaria como capítulo da franquia: 3)

O filme já está disponível em DVD e Blu-Ray.