sexta-feira, 29 de março de 2013

O Verdadeiro Cavaleiro das Trevas

Batman - O Cavaleiro das Trevas Parte 1 (Batman: The Dark Knight Returns Part 1), EUA, 2012. De Jay Oliva / Batman - O Cavaleiro das Trevas Parte 2 (Batman: The Dark Knight Returns Part 2), EUA, 2013. De Jay Oliva.

Que me perdoem aqueles que gostaram da trilogia "realista" do Nolan, mas... esqueçam essa trilogia (que, particularmente, acho entediante!)!!! O verdadeiro Cavaleiro das Trevas está na fiel adaptação do clássico em quadrinhos de mesmo nome (escrita e desenhada por Frank Miller em 1986)!

Para quem não sabe, O Cavaleiro das Trevas (a graphic novel*)é, simplesmente, a melhor estória do Batman já impressa até hoje!!!

Durante muitos anos (e põe muitos nisso... décadas e décadas...) Superman foi o herói mais importante e mais vendido da DC Comics... e Batman sempre foi o número 2... até 1986, quando tudo mudou. Neste ano, a editora contratou Frank Miller, que vinha fazendo muito sucesso na Marvel (concorrente direta da DC Comics) com o personagem Demolidor e com uma mini-série do Wolverine, para escrever e desenhar aquela que seria a estória definitiva do Batman: The Dark Knight Returns.

A estória foi publicada inaugurando um novo formato na editora, o formato "prestige". Essencialmente, mini-séries de luxo e Graphic Novels voltadas para um público mais adulto e mais "endinheirado". A saga foi publicada em quatro edições que não eram vendidas em bancas de revista, mas través do sistema de assinaturas conhecido como venda direta.



Pode-se dizer que Cavaleiro das Trevas e Watchmen (publicada no mesmo ano, também pela DC Comics) foram um divisor de águas na indústria dos quadrinhos, até então considerados infantis. Seu enredo é profundo e cheio de simbolismos, alçando a obra à categoria de "literatura de verdade".

A estória se passa em um possível futuro do Universo DC. Nele, Ronald Reagan aina é o presidente dos Estados Unidos, a União Soviética ainda existe e a Guerra Fria está mais quente do que nunca. Há dez anos, o governo estadunidense fez um acordo informal com os heróis para que esses cessassem suas atividades.

O aposentado Bruce Wayne (que aparenta ter mais de 50 anos) deixou o bigode crescer e é um piloto de corridas que gosta de viver perigosamente. Com o crescente aumento da criminalidade em Gotham City, surge uma gangue que quer tomar o controle da cidade: Os Mutantes. Chega um ponto em que Bruce não suporta mais ver o que sua cidade está se tornando, raspa o bigode e volta a envergar o manto de Batman

Nos primeiros dias, Bruce sofre com dores nas costas e a falta de treino. Com o tempo, adota um novo Robin, na verdade, uma nova Robin. (Depois de tantos anos, sofrendo críticas de que o Robin seria homossexual, Frank Miller encontrou uma solução para escapar à malhação dos críticos e manter o foco na estória: um Robin mulher).


Cavaleiro das Trevas foi tão impactante que Paul Verhoeven baseou muito do enredo de seu filme Robocop - O Policial do Futuro (EUA, 1987) na Graphic Novel. Há cenas que são descaradamente idênticas no filme e nos quadrinhos, só mudando o personagem!

Até hoje, já foram feitas várias adaptações de histórias em quadrinhos, tanto da DC quanto da Marvel, para desenhos animados de longa metragem, nenhuma com resultado satisfátório! Para que a adaptação de Cavaleiro das Trevas fosse a mais fiel possível dividiu-se a estória em duas metades e foram filmados dois desenhos de aproximadamente 1 hora e 15 minutos, cada. O resultado final é excelente! A caracterização dos personagens é perfeita. Destaque para um Coringa andrógino!

Se vc não tem o hábito de assistir a esse tipo de desenho animado, peço que vc dê uma chance a estes dois desenhos. E mais, recomendo assistí-los em sequência, como se formassem um único longa metragem de 2 horas e meia. Tenho certeza que vc vai me agradecer! É 10 vezes melhor que a trilogia "realista" do Nolan! É como DEVE ser um filme de super-heróis! É escapismo puro, sem, no entanto, ser infantil. Ouso dizer que é o melhor filme do Batman já feito!

Nos Estados Unidos foram lançados em DVD e Blu-Ray. No Brasil, somente em DVD! Espero que um dia seja feita uma montagem juntando as duas partes e que esse longa metragem seja lançado nos cinemas. Eu, com certeza, iria assistir!


















Nota: 10 com louvor!

* Graphic Novel significa, em tradução literal, Romance Gráfico e foi um termo cunhado pelo quadrinhista Will Eisner, criador do personagem Spirit.




terça-feira, 19 de março de 2013

Tudo Que Você Queria Saber Sobre Os Filmes dos Muppets... Mas Não Tinha Para Quem Perguntar

Bem, chega de férias!!!! Depois de alguns meses de ausência, é hora de retomar as atividades e as postagens...

Resolvi começar escrevendo uma matéria falando sobre todos os filmes já lançados até hoje envolvendo os adoráveis personagens conhecidos como Muppets, já que sou um grande fã desta trupe de bonecos criada pelo saudoso Jim Henson

Para quem não sabe, os Muppets (alguns deles, pelo menos) foram criados em 1955 para aparecerem no programa de TV Sam and Friends e, a partir de 1969, no educativo Sesamo Street, conhecido no Brasil como Vila Sésamo. Em 1976, ganharam uma série exclusiva para eles, o Muppet Show, onde, a cada semana, recebiam diferentes convidados do showbizz (Entre os muitos destaques, podemos citar: Elton John, Alice Cooper e Charles Asnavour, entre outros).

Agora, pretendo falar sobre os filmes feitos para o cinema:

1- O Mundo Mágico dos Muppets / Muppets - O Filme (The Muppet Movie), EUA/UK, 1979. De James Frawley.

O primeiro filme dos Muppets, O Mundo Mágico dos Muppets (The Muppet Movie) foi lançado em 1979. É um filme razoável e cumpre a função de introduzir os Muppets no mundo do cinema. Nele, Caco vai tentar a sorte em Hollywood ao mesmo tempo em que tenta escapar de um dono de restaurante especializado em pernas de rã. Dá para assistir tranquilamente e até se divertir. Foi lançado em DVD, há pouco tempo, com o título de Muppets - O Filme. Dou nota 7!

2 - A Grande Farra dos Muppets (The Great Muppet Capper), EUA/UK, 1981. De Jim Henson.

O segundo filme dos Muppets nunca foi lançado nos cinemas brasileiros, nem tampouco foi lançado em nosso país em VHS. Somente recentemente foi lançado em DVD e, então, pude perceber o por quê: o filme é uma bomba! Fuja deste filme! É praticamente a pior obra já lançada nos cinemas ostentando o nome da franquia Muppets. Dou nota 2 para este filme!

3 - Os Muppets Conquistam Nova Yorque (The Muppets Take Manhatan), EUA, 1984. De Frank Oz.


O terceiro filme é, até o momento, o melhor de todos os filmes Muppet! Neste filme, os Muppets estão concluindo o ensino médio (!) e apresentam um peça musical. Devido ao sucesso retumbante do seu musical, são convencidos a levar sua montagem para a Broadway. Depois de enfrentarem diversos percalços (até mesmo a dissolução do grupo), conseguem, finalmente, apresentar sua peça na Broadway. Diversão garantida do início ao fim! Dou nota 10 com louvor (e 5 tijoladinhas)!

4 - O Conto de Natal dos Muppets / O Natal dos Muppets (The Muppet Christmas Carol), EUA, 1992. De Brian Henson.


Este filme apresenta uma bela adaptação da obra Um conto de Natal de Charles Dickens. É um filme muito agradável para assistir com toda a família, preferencialmente na época do natal. Dou nota 9!


5 - Os Muppets Na Ilha do Tesouro (Muppet Treasure Island), EUA, 1996. De Brian Henson.


Este filme, com produção da Disney, apresenta uma adaptação morna do romance de Robert Louis Stevenson A Ilha do Tesouro. É um filme passável e é capaz das crianças gostarem (talvez!). Dou nota 6!


6 - Os Muppets no Espaço (Muppets from Space), EUA, 199. De Tim Hill.



Nesste filme, os Muppets vivem todos juntos em uma casa e, apesar da companhia dos amigos, Gonzo se sente solitário por ser o único da sua espécie. Ele acaba por descobrir que é um alienígena e tenta fazer contato com seu parentes do espaço. É um bom filme dos Muppets. Dou nota 8!

7 - O Natal dos Muppets (It's a Very Merry Muppet Christmas Movie), EUA, 2002.


Apesar deste filme ter sido feito para a TV e não para o cinema, é um ótimo filme Muppet! (Curiosidade: em DVD saíram dois filmes com este título. O outro é o número 4 desta lista) Os Muppets enfrentam diversas peripécias para salvar o Teatro Muppet que corre o risco de ser fechado. Há referências a vários filmes e até a participação de Deus (Whoopi Goldberg). Diversão garantida! Nota 9!


8 - Os Muppets (The Muppets), EUA, 2011. De James Bobin.


Os Muppets são reunidos por Walter, o maior fã dos Muppets em todo o mundo, para salvarem o Teatro Muppet. Eles precisam levantar a quantia de 10 milhões de dólares, ou então o teatro será demolido para extrair o petróleo que há embaixo dele. É um filme muito bom e merece ser visto! Nota 9!

Apenas como curiosidade, já está em produção um novo filme dos Muppets para o cinema. Vai se chamar Muppets... Again! (Os Muppets... Novamente! em tradução literal) e será lançado em 2014.