quarta-feira, 24 de outubro de 2012

13 Filmes de Zoooombiiiieeee para o Dia dos Mortos

Dia 02 de novembro, dia de finados, haverá diversas "Dead Walk" (Caminhadas Zumbi) ao redor do planeta. Para "comemorar" esta efeméride, preparei uma lista com os 13 melhores filmes de zumbis.

1 - A Noite dos Mortos Vivos (The Night of The Living Dead), 1990, de Tom Savini.
Refilmagem do filme de George Romero de 1968, dirigida pelo técnico de efeitos especiais dos filmes O Despertar dos Mortos e Dia dos Mortos, ambos do Romero. Um casal de irmãos está em um cemitério quando, de repente, acontece um surto de zumbis.


2 - Madrugada dos Mortos (Dawn of The Dead), 2004, de Zack Snider.
Refilmagem de outro filme de George Romero, desta vez de O Despertar dos Mortos. Pessoas se isolam em um Shopping Center durante um ataque de zumbis. Dizem que é uma crítica ao consumismo (!).

3 - O Dia dos Mortos (Day of The Dead), 1985, de George Romero.
Filme que encerra a trilogia dos mortos original. A Terra foi totalmente devastada por uma praga zumbi. Uns poucos sobreviventes seguem suas vidas em um subterrâneo militar. A Refilmagem é uma bomba!


4 - A Volta dos Mortos Vivos 3 (The Return of The Living Dead III), 1993, de Brian Yuzna.
Melhor filme da série A Volta dos Mortos Vivos (que até agora contam com cinco produções) e o primeiro que não é uma comédia. Casal de namorados é afetado por experiências militares com zumbis.


5 - Terra dos Mortos (Land of The Dead), 2005, de George Romero.
George Romero resolve fazer uma "continuação" para sua trilogia dos mortos. No filme, pequeno grupo de pessoas sobreviventes ao holocausto zumbi sobrevive em uma comunidade. Os zumbis de Romero começam a deseenvolver inteligência.


6 - Resident Evil - O Hóspede Maldito (Resident Evil), 2002, de Paul W. S. Anderson.
Primeiro filme da série Resident Evil, baseada em popular série de videogames. Acidente em laboratório libera vírus que transforma pessoas em zumbis. Ainda estou procurando o tal "hóspede" do título em português.


7 - Extermínio (28 Days Later), 2002, de Danny Boyle.
Ativistas dos direitos dos animais invadem laboratório e acidentalmente liberam vírus que transforma pessoas em zumbis. 28 dias depois, a população da Inglaterra está dizimada e uns poucos sobreviventes lutam pela vida.


8 - Diário dos Mortos (Diary of The Dead), 2007, de George Romero.
Romero faz mais um filme de zumbis, só que dessa vez sem nenhuma relação com sua "trilogia" dos mortos. Grupo de estudantes resolve fazer um filme de terror na floresta e, quando menos esperam, são surpreendidos por zumbis.


9 - Extermínio 2 (28 Weeks Later), 2007, de Juan Carlos Frenadillo.
Os Estados Unidos ocupam a Inglaterra para ajudar na sua reconstrução, após o vírus que transformava as pessoas em zumbis ter sido erradicado. Mas, eis que surge um novo foco da infecção!


10 - REC (REC), 2007, de Jaume Balagueró e Paco Plaza.
Excelente filme espanhol de zumbis no estilo 'falso documentário'. Pessoas ficam presas em edifício em quarentena após praga zumbi começar a se espalhar. Já deve duas continuações inferiores e um 'prequel' está a caminho.


11 - Planeta Terror (Planet Terror), 2007, de Robert Rodrigues.
Paródia aos filmes baratos dos anos 70 que passavam em sessões duplas (forma com o filme À Prova de Morte de Quentin Tarantino a obra Grindhouse, que homenageia os cinemas que passavam estas produções). Hospital é atacado por zumbis. Heroína tem a perna arrancada e substituída por metralhadora, que usa para combater os zumbis. É... é nessa base, mesmo!


12 - Quarentena (Quarentine), 2008, de John Erick Dowdle.
Refilmagem americana do filme espanhol REC. A estória é exatamente a mesma, só que se passa nos EUA e não na Espanha. Fuja da continuação.


13 - Fido, o Mascote (Fido), 2006, de Andrew Currie.
Excelente comédia onde os zumbis são adestrados e usados para serviços domésticos, graças a coleira eletrônica. Menino adota morto-vivo (um zombie safado, como diria sua mãe) como se fosse seu mascote.





quarta-feira, 17 de outubro de 2012

13 Filmes para Curtir no Halloween

Então, vocês gostam de assistir um filmezinho de terror? Já fazia algum tempo que não postava nenhuma lista de filmes aqui no blog. E, como o Halloween está se aproximando, resolvi criar uma lista com 13 sugestões de filmes de horror para serem vistos nesta data tão especial. Na verdade, decidi fazer uma lista só com filmes mais recentes (2003 em diante) para que, quem sabe, vocês possam encontrar algum filme que ainda não tenham visto. Todos os filmes aqui listados merecem ser vistos e têm o selo de qualidade 'Cinema na Veia'!

1 - Contos do Dia das Bruxas (Trick'R Treat), 2007, de Michael Dougherty.
Um filme bem acima da média, apesar de ter sido feito direto para o mercado de home video. Várias pequenas estórias que no final se interligam.


2 - Halloween, O Início (Halloween), 2007, de Rob Zombie.
Refilmagem do filme Halloween de John Carpenter. Sem sombra de dúvidas, muito superior ao original. Desta vez saberemos toda a história do assassino psicopata sobrenatural Michael Meyers.


3 - Sexta-Feira 13 - Bem-vindos a Crystal Lake (Friday, the 13th), 2009, de Marcus Nispel.
Outro remake, desta vez recontando a estória dos dois primeiros Sexta-Feira 13 originais. Novamente, um filme 'trocentas' vezes melhor que o original.


4 - O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre), 2003, de Marcus Nispel.
Outro remake melhor que o original, também dirigido por Marcus Nispel, do filme acima. A estória todo mundo já sabe: família de assassinos psicopatas canibais comedores de gente inferniza e caça grupo de adolescentes incautos.

5 - Piranha 3D (Piranha), 2010, de Alexandre Aja.
Refilmagem de um dos primeiros (e piores!) filmes do diretor Joe Dante que, como descrito na embalagem do Blu-Ray, ganha do original nos quesitos sangue, nudez e humor negro. Adolescentes com os hormônios à flor da pele são atacados por piranhas pré-históricas. Precisa mais?
Obs.: A continuação, Piranha 3DD é uma bomba!

6 - Viagem Maldita (The Hills Have Eyes), 2006, de Alexandre Aja.
Encerrando a sessão remake; refilmagem do filme de Wes Craven onde família em férias é atacada por família de mutantes canibais psicopatas assassinos. O diretor é o mesmo que mais tarde dirigiria o remake de Piranha.


7 - 30 Dias de Noite (30 Days of Night), 2007, de David Slade.
Um filme de vampiros diferente (Não, não tem vampiros que brilham feito purpurina sob a luz do sol!!!). Baseado nos quadrinhos de Steve Niles e Ben Templesmith. Horda de vampiros psicopatas assassinos ataca cidade do Alasca que, no inverno, fica 30 dias sem ver a luz do sol.


8 - Skinwalkers (idem), 2006, de James Isaac.
Um dos melhores filmes modernos de lobisomem! Um garoto de 12 anos é o centro do conflito entre duas comunidades de lobisomens. Uns querem matá-lo e outros devem protegê-lo. O diretor, por incrível que pareça, foi o mesmo responsável pela bomba Jason X.

9 - Garota Infernal (Jennifer's Body), 2009, de Karyn Kusama.
Garota 'falsa virgem' é usada em ritual por grupo de rock (que quer fazer pacto com o Tinhoso para obter sucesso no showbizz), com consequências desastrosas.

10 - Arraste-me Para o Inferno (Drag me to Hell), 2009, de Sam Raimi.
Após negar prorrogação de hipotéca para idosa, jovem bancária é amldiçoada. Retorno do diretor Sam Raimi aos filmes de horror após o sucesso comercial da trilogia Homem-Aranha.


11 - Floresta do Mal (Wrong Turn 2: Dead End), 2007, de Joe Linch.
Melhor filme da série Wrong Turn (Também conhecida no Brasil como Pânico na Floresta). Um grupo de participantes de um reality show de sobrevivência na floresta é caçado por uma família de canibais psicopatas assassinos comedores de carne humana.


12 - Banquete no Inferno (Feast), 2005, de John Gulager.
Grupo de pessoas é atacada em um bar de beira de estrada (não espere explicação, por que não vai haver nenhuma!) por uma horda de demônios do inferno. Um dos melhores filmes (talvez o melhor) do gênero 'horda de demônios do inferno'. Fuja das continuações (quem avisa, amigo é!)!


13 - Seres Rastejantes (Slither), 2006, de James Gunn.
Este filme foge um pouco ao estilo dos demais filmes da lista, deixando de ser apenas de terror como os demais, para acrescentar uma pitada de ficção científica. Poderia ser resumido como: A Bolha encontra Invasores de Corpos encontra Força Sinistra, se é que me entendem!


Bem, era isso! Como vocês devem ter notado, dos 13 filmes sugeridos, 5 são refilmagens e, todos eles, melhores que os originais! Espero, com isso, ajudar a diminuir o preconceito que algumas pessoas têm contra os remakes. É claro que nem todas as refilmagens dão certo (Freddy Krueger, alguém?) mas, na maioria das vezes, temos um produto muito superior àquele que lhe deu origem. Infelizmente, alguns pseudo-intelectuais ainda torcem o nariz ao ouvir a palavra 'remake'. Posers!

sábado, 13 de outubro de 2012

"Watchmen" - O Melhor Filme de Super-Heróis de Todos os Tempos

Há algum tempo atrás fiz uma lista com aqueles que considero os dez melhores filmes de super-heróis e Watchmen figurava em primeiro lugar. Portanto, acho que estava devendo uma resenha à altura deste grande filme.

Watchmen (idem), EUA, 2009. De Zack Snyder. Com: Jackie Earle Haley, Patrick Wilson. Carla Gugino, Malin Akerman, Billy Crudup, Matthew Goode.

Primeiramente, cabe salientar, para os que ainda não sabem, que tudo começou com uma graphic novel (romance gráfico ou, em bom português, estória em quadrinhos). Então, antes de mais nada, peço licença para falar sobre a obra literária e seu autor.


A GRAPHIC NOVEL
Tudo começou com a publicação de uma mini-série em 12 edições (que mais tarde seria re-lançada em um volume único), escrita por Alan Moore e com arte de Dave Gibbons, em 1986 e que, desde então, é considerada, pelos críticos e leitores de quadrinhos em geral, como a melhor estória em quadrinhos de todos os tempos! Sua trama é extremamente complexa, envolvendo política, filosofia, ficção científica, metafísica, física quântica e teoria da relatividade. Moore esbanja recursos narrativos, cria estórias dentro da estória; usa trechos de 'biografias', artigos científicos, boletins de ocorrência policial, dossiês psiquiátricos, recortes de jornais, memorandos corporativos, etc, criando um grande mosaico que nos dá a sensação de imersão naquela realidade. Devido a esta complexidade e riqueza, muitos executivos de Hollywood acreditavam que a obra seria 'infilmável'. Esta foi a primeira graphic novel a figurar na lista de livros mais vendidos do The New York Times, alçando, assim, os quadrinhos ao status de literatura 'de verdade'.


O AUTOR
Alan Moore nasceu em Northampton, Inglaterra, em 18 de novembro de 1953. Foi o pioneiro da 'Invasão Britânica' nos quadrinhos mainstream americanos na década de 1980 e um dos primeiros a escrever quadrinhos 'adultos' para uma grande editora dos EUA. Começou sua carreira de roteirista de quadrinhos publicando nas revistas inglesas 2000AD e Warrior. Em 1984 assumiu os roteiros do gibi do Monstro do Pântano da editora DC Comics, que beirava o cancelamento. O sucesso foi estrondoso e imediato. Em 1986, iniciou a publicação de sua obra-prima: Watchmen. Logo após, vieram muitas outras obras revolucionárias, como A Piada Mortal e Promethea, só para citar alguns. É autor do romance A Voz do Fogo (1996). Em suas estórias, destila seu vasto conhecimento sobre bruxaria, artes místicas e esotéricas, literatura, mecânica quântica, relatividade e também sobre a história dos quadrinhos norte-americanos. Várias de suas obras já foram adaptadas ao cinema: Do Inferno, A Liga Extraordinária, V de Vingança e, finalmente, Watchmen. Alan Moore nunca ficou satisfeito com nenhuma adaptação feita a partir de suas estórias e, inclusive, pediu que seu nome fosse suprimido dos créditos de V de Vingança e Watchmen.


A TRAMA
A estória se passa em 1985, nos Estados Unidos, em uma realidade alternativa onde os norte-americanos venceram a Guerra do Vietnam devido ao surgimento do primeiro ser humano com super-poderes, o Dr. Manhattan. Richard Nixon ainda é o presidente dos Estados Unidos e o mundo se encontra às véperas de uma guerra nuclear entre os EUA e a União Soviética. Nesse contexto, o herói mascarado Rorschach inicia uma investigação sobre o assassinato de outro herói, o Comediante, e descobre uma conspiração que pode levar ao fim da humanidade.


O FILME
Como a mini-série era considerada a melhor estória em quadrinhos de todos os tempos, desde sua publicação em 1986, pensou-se em transformá-la no 'melhor filme de super-heróis de todos os tempos', o que não foi tarefa fácil! Até chegar aos estúdios da Warner Bros. e às mãos competentes do cineasta Zack Snyder (de Madrugada dos Mortos), foi uma verdadeira 'via-crucis' que por si só já renderia outro filme! O projeto passou por vários estúdios, iniciando pela Fox. Em seguida foi a vez da Warner tentar a sorte. Depois, a Universal e em seguida a Paramount, até voltar para a Warner em definitivo. Nesse vai e vem de estúdios, passou pelas mãos de diversos diretores (tais como Terry Giliam e Darren Aronofski, só para citar alguns) e roteiristas. Embora o filme possa não ter agradado a todos os fãs da graphic novel, pode-se dizer que foi a melhor adaptação possível, considerando-se o tempo de projeção. Para uma perfeita transposição da obra original, seriam necessárias pelo menos seis horas de duração, o que foge aos padrões aceitáveis da indústria cinematográfica. Ainda assim, Watchmen é, sem dúvida, o primeiro filme de super-heróis 'sério' e 'adulto'.


Altamente recomendado! Nota dez com louvor e 5 tijoladinhas!!! O filme já está disponível há algum  tempo em DVD e Blu-Ray. Recomendo, também, que leiam a estória em quadrinhos e que procurem conhecer a obra de Alan Moore. Vocês ficarão impressionados, pois ele é 'o melhor escritor de estórias em quadrinhos de todos os tempos'. E tenho dito!




quarta-feira, 10 de outubro de 2012

"O Segredo da Cabana" acaba com todos os filmes de 'cabana na floresta'!

O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods), EUA, 2012. De Drew Goddard. Com: Richard Jenkins, Bradley Whitford, Amy Acker, Jodelle Ferland, Kristen Connolly, Chris Hemsworth, Fran Kranz, Jesse Williams, Sigourney Weaver.

Escrito por Joss Whedon (atualmente o todo poderoso dos filmes da Marvel) em parceria com o diretor Drew Goddard, este filme, aparentemente, é apenas mais um filme de cabana nas montanhas cheio dos clichês de filmes de horror de Hollywood. Começa de maneira estranha, mostrando algumas pessoas em um escritório ou laboratório, o que nos leva a pensar: será que estou assistindo o filme errado? Logo em seguida conhecemos um grupo de jovens que estão se preparando para ir passar uns dias em uma cabana nas montanhas, e aí podemos ficar tranquilos porque estamos vendo o filme correto.


Os jovens partem para as montanhas a bordo de um motor-home (trailer) e então começam a pipocar alguns dos clichês do gênero, como o do velho caipira mal-encarado do posto de gasolina que os deixa assustados. Ao chegarem na cabana, mais alguns clichês!


Depois de algum tempo, ficamos sabendo quem eram aquelas pessoas que no início do filme pareciam estar num escritório ou laboratório e o filme passa a apresentar alguma originalidade. Tudo vai transcorrendo conforme o esperado até que na terceira parte do filme há uma grande reviravolta e o filme, finalmente, mostra a que veio!


No final apoteótico do filme são utilizados TODOS os monstros possíveis: lobisomens, zumbis, ogros, tritões, aranhas gigantes, crianças diabólicas, etc, etc, etc. E ainda temos uma participação especial da atriz Sigourney Weaver (de Alien e Os Caça-Fantasmas). Conforme dito no título desta resenha, o diretor simplesmente acaba com todos os filmes de 'cabana nas montanhas'. Duvido que algum outro cineasta se atreva a fazer outro filme deste sub-gênero novamente. Simplesmente não há mais o que dizer sobre este tema!

O filme agrada pela originalidade e pelo final arrasador! Dei nota 8. A estréia no Brasil está prevista para o dia 2 de novembro. Vale a pena dar uma conferida!