sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"Resident Evil 5: Retribuição": Provavelmente, o melhor filme da série!

Resident Evil 5: Retribuição (Resident Evil: Retribution), EUA, 2012. De Paul W. S. Anderson. Com: Mila Jovovich, Sienna Guillory, Colin Salmon, Li BingBing, Michelle Rodriguez, Shawn Roberts, Boris Kodjoe, Johann Urb.


Sou da época do Megadrive e do Supernes. Ou seja, nunca joguei nenhum jogo da franquia Resident Evil, que é posterior. Mesmo assim, tenho assistidos todos os filmes da série cinematográfica, uma vez que sou apreciador de filmes de zumbis. Gostei bastante do primeiro filme. O segundo filme não me agradou muito, mas dei uma segunda chance e acabei gostando. O terceiro, achei muito bom. Quanto ao quarto filme, simplesmente não gostei.

Mas desta vez, o diretor Paul W. S. Anderson acertou a mão! O filme é tão bom que, por tabela, até passei a gostar do quarto episódio da franquia!


O filme começa, exatamente, uns minutos após o final do anterior e vai retrocedendo a imagem em câmera lenta (de uma maneira muito plástica, quase que artística até, por que não dizer.) até chegar exatamente na cena que concluiu o episódio 4. Em seguida, aparece a personagem Alice (Mila Jovovich) fazendo uma recapitulação da sua vida e, consequentemente, de toda a franquia. Segue para uma cena de simulação em Racoon City, onde uma nova Alice é ativada (já perdi as contas, mas esta deve ser o clone do clone do clone!). Nessa nova realidade, Alice é casada (com um personagem da franquia, que também é um clone) e tem uma filha surda. Estão todos em um momento idílico do café da manhã quando, de repente, estoura um ataque zumbi na pequena e pacata cidade (a melhor sequência do filme).



Daí em diante o filme se transforma em uma verdadeira montanha russa de ação desenfreada, sustos, lutas, tiros e explosões. Personagens de todos os filmes da franquia voltam a aparecer, inclusive os que estavam mortos! Monstros que apareceram nos filmes anteriores (Nêmesis, por exemplo) também voltam a dar as caras, e explica-se que são, todos eles, armas biológicas da Corporação Umbrella. A personagem Alice é, mais uma vez, a última esperança dos sobreviventes do planeta Terra.


Os filmes da série há muito deixaram de ser filmes de zumbi e se tornaram ficção científica com toques de horror, o que não é nenhum demérito.

Destaque para a atriz Michelle Rodriguez que interpreta duas personagens, uma boa e outra má. Mila Jovovich (esposa do diretor), continua linda e também é um dos destaques do filme.


Achei o filme muito bom e dei nota 9. Como disse no início do texto, nunca joguei os jogos da franquia, mas quem costuma jogar vai reconhecer inúmeros personagens e situações e, provavelmente, vai dar uma nota maior, talvez até um 10!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

"Os Mercenários 2" é diversão garantida!

Os Mercenários 2 (The Expendables 2), EUA, 2012, de Simon West. Com: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jean-Claude Van Damme, Jet Li, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Chuck Norris, Dolph Lundgren, Terry Crews, Nan Yu.


Se você não assistiu ao primeiro filme, não se preocupe! O único elo de ligação entre os dois filmes são os personagens em si. Este filme apresenta uma estória independente e completa.

Nesta segunda aventura vivida por Stallone e seus brucutus oitentistas, após um dos integrantes do grupo de mercenários ser assassinado pelo vilão (que se chama Vilain!) vivido por Jean-Claude Van Damme, saem em busca de vingança. E, de quebra, precisam evitar que Vilain se apodere de uma grande quantidade de Plutônio enriquecido, para fabricação de armas nucleares.

Apesar de algumas cenas trágicas, como o assassinato do garoto mercenário pelo vilão, o filme é uma comédia de ação divertidíssima! Alguns diálogos são muito engraçados e tiram sarro dos filmes vividos pelo atores em sua fase 'áurea'. E tem até 'Chuck Norris facts'!!!


Em uma determinada cena, o grupo de Stallone está encurralado e é salvo na última hora por Booker (Chuck Norris). Stallone e Chuck Norris ficam cara a cara e Stallone dispara: "Ouvi dizer que você havia sido picado por uma cobra-rei!" E Chuck Norris responde: "É verdade... E depois de cinco dias de dores agonizantes... a cobra morreu". Os dois começam a rir e se abraçam. Simplesmente impagável!!!

Só pelo fato de retirar do ostracismo 'grandes atores' de filmes de ação dos anos 80, como Dolph Lundgren e o próprio Chuck Norris, já vale a pena a existência da franquia.


Os produtores estão prometendo trazer para o próximo filme Clint Eastwood e Harrison Ford. E, sinceramente, espero que consigam... E bem que poderiam incluir na lista: Mel Gibson, Kurt Russel e, quem sabe, até Jackie Chan.


Quem gosta de uma boa diversão descerebrada, com muitos tiros e explosões, não deve perder este filme, nem que seja em DVD ou Blu Ray. Dou nota 9!


sábado, 15 de setembro de 2012

"Poder Sem Limites", o melhor filme de super-heróis do ano!

Poder Sem Limites (Chronicle), EUA, 2012. De Josh Trank. Com: Dane DeHaan, Michael B. Jordan, Michael Kelly, Alex Russel, Ashley Hinshaw, Bo Petersen, Anna Wod.

Escrito por Max Landis, filho do diretor John Landis (Um Lobisomem Americano em Londres), Poder Sem Limites é um filme que surpreende. Positivamente! Lembro que quando estreou, não me pareceu que seria grande coisa e decidi não assistir no cinema. Decisão da qual me arrependo. O filme, embora despretensioso, começa devagar e vai num crescendo até seu final apoteótico. Apesar do baixo orçamento, os efeitos especiais são muito bons e as interpretações são convincentes!

A estória é a seguinte: garotos encontram em uma cratera/poço o que parece ser um asteróide ou algum artefato de origem alienígena. Ao serem expostos à radiação que emana do objeto, começam a adquirir, lentamente, "super-poderes": força, invulnerabilidade, telecinese, levitação e, por último, voo. Um dos garotos, tímido e problemático, escolhe trilhar o caminho "do mal". No final do filme um dos outros garotos percebe que é sua responsabilidade representar o papel de cavaleiro "do bem" e enfrentar o ex-amigo.


O diretor, Josh Trank, já foi assediado por diversos estúdios para dirigir filmes de heróis mas, para felicidade dos fãs do Quarteto Fantástico da Marvel (entre os quais me incluo), assinou contrato com a FOX para dirigir o reboot da série nos cinemas.


Quem não viu no cinema, não pode deixar de assistir em DVD ou Blu Ray. É o melhor filme de "super-heróis", sem roupas colantes  e coloridas. Simplesmente imperdível! Dou nota 10 com louvor!


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Abraham Licoln vira caçador de vampiros em filme com produção de Tim Burton

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros, EUA, 2012. De Timur Bekmambetov. Com: Benjamin Walker, Mary Elizabeth Winstead, Dominic Cooper, Anthony Mackie, Rufus Sewell, Marton Csokas, Jimmi Simpson, Joseph Mawle, Robin McLeavy.


Você sabe o que é um 'Mashup' ? O termo 'mashup' veio da música, mais especificamente da eletrônica, e significa misturar. De uma música e sua melodia, obtém-se outra a partir de suas batidas. Ou de duas músicas diferentes obtêm-se uma terceira.

No jargão da informática, um 'mashup' é um website ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.

Por quê estou falando disso? Porque, um dia, alguém teve a idéia de usar o conceito de 'mashup' na literatura: em abril de 2009, Seth Grahame-Smith começou a fazer 'mashups' de clássicos da literatura com histórias de horror. Seu primeiro livro, Orgulho e Preconceito e Zumbis (que, por sinal, é excelente!!!) misturava a obra clásica de Jane Austen com os típicos zumbis da era moderna, retratados nos filmes de George Romero e seus discípulos (ficou 39 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times!). Em seguida vieram Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos, Android Karenina...


Até que o escritor resolveu criar sua primeira estória totalmente original: Abraham Licoln: Caçador de Vampiros. Tim Burton, após ler o livro, comprou os direitos de adaptação para o cinema, mas deixou a direção do filme nas competentes mãos do russo Timur Bekmambetov, ficando apenas com a produção. O roteiro do filme é do próprio Seth Grahame-Smith, que já havia escrito o roteiro de Sombras da Noite para Tim Burton.

O filme nos apresenta uns vampiros que usam protetor solar e óculos escuros e podem andar sob o sol (o que é bem melhor que vampiros que 'brilham' sob o sol) e só podem ser mortos com prata: balas de prata, lâminas de prata ou, quando o exterminador de sanguessugas é Abraham Lincoln, são mortos por uma machado com fio de prata.

A trama é a seguinte: um infante Abraham Lincoln vê a mãe ser assassinada por um vampiro. Quando já é um rapaz e após a morte do pai, sai em busca de vingança, querendo matar o vampiro que assassinou sua mãe. Após quase morrer mas mãos do vampiro que tentava matar, é salvo por um personagem misterioso que passa a treiná-lo como exterminador de vampiros. Na mesma época em que inicia sua caçada aos filhos da noite, começa a estudar direito e conhece aquela que viria a ser sua esposa. Logo em seguida, abandona a caça aos vampiros e passa a se dedicar à política e à abolição. Só volta a caçar vampiros novamente durante a Guerra de Secessão. Uma curiosidade interessante é que no filme, Abraham Lincoln, além de se tornar exímio no manejo do machado, tem super-poderes, pois consegue explodir(!) uma árvore com apenas uma machadada!


Não é um filme de horror, apesar de uns dois bom sustos. Dá para se considerar como sendo um filme de aventura, bem agradável de se assistir. Tem uma fantástica cena de embate entre Lincoln e alguns vampiros que se passa sobre um trem que está atravessando uma ponte enorme e altíssima, feita de madeira e que está em chamas.


O ponto alto do filme, para mim, foram os efeitos em 3D. Não costumo assistir filmes em 3D porque acho que, até hoje, somente um filme teve efeitos decentes, que foi Avatar de James Cameron. Mas, como queria assistir este filme legendado (odeio dublagens!) e, naquele horário, a única sessão disponível era em 3D, resolvi encarar. E valeu a pena! Parece que finalmente os efeitos 3D estão começando a evoluir. Claro que ainda não chegaram ao nível de Avatar, mas estão no caminho! Se criarmos uma escala de 1 a 10, sendo Avatar o nível 10, podemos dizer que Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros atingiu o nível 8 de nossa escala. Acho que quando outros cineastas atingirem a excelência técnica de Avatar, James Cameron lançará Avatar 2 e irá revolucionar os efeitos 3D novamente!

Outro detalhe técnico do filme que merece destaque é o som! Em determinadas cenas, a sala de cinema inteira parecia que estava sofrendo os efeitos de um terremoto!!!

No computo geral, é um bom filme. Dou nota 7,5.


Só para complementar: Orgulho e Preconceito e Zumbis já esteve em pré-produção para o cinema. Já havia sido contratado um diretor e até uma atriz principal mas o projeto acabou sendo engavetado. Quem sabe agora, finalmente, saia do papel para o celulóide (se é que ainda usam celulóide nesta era digital)!





terça-feira, 4 de setembro de 2012

Duas Mostras na Sala Redenção

Recentemente, andei prestigiando duas mostras de cinema promovidas pelo Cinema Universitário - Sala Redenção: a Mostra Vincent Price e a Mostra Stanley Kubrick.

A Mostra Vincente Price focou o trabalho do ator norte-americano falecido em 1993, conhecido mundialmente como o "mestre do macabro" por sua atuação em diversos filmes do gênero horror. Foram exibidos diversos dos seus filmes dos anos 60 e 70. Para muitos podem ser apenas filmes "velhos" mas, para os verdadeiros amantes da sétima arte, são verdadeiros "clássicos", com gostinho de nostalgia. Tá certo que hoje em dia a maneira "exagerada" de atuar é motivo de risos e os efeitos especiais de então são ridículos comparados aos modernos truqes cinematográficos. Mas existe algo que esses filmes possuem e ninguém consegue reproduzir hoje em dia: o clima. Outro detalhe que me chamou a atenção foi que apenas escutando a trilha sonora dos filmes já era possível identificar a que década pertencia cada película.


Já a Mostra Stanley Kubrick fez um apanhado da obra do cineasta americano falecido em 1999. O que ainda nos resta dizer, que não tenha sido dito, sobre este gênio incontestável do cinema? Stanley Kubrick era um artesão, um ourives! Seus filmes são perfeitos e irretocáveis! O que dizer das trilhas sonoras magnificamente escolhidas a dedo? Simplesmente perfeitas e inesquecíveis. Kubrick não ficou preso a um único gênero cinematográfico: fez ficção-científica, terror, drama, guerra, comédia, etc... e, em todos eles, foi excelente! Graças a esta mostra, tive o inigualável prazer de ver e rever, novamente em uma sala de cinema, diversas de suas obras. Incrível como seus filmes permanecem atuais (com a exceção de 'Dr. Fantástico', que é, especificamente, sobre a loucura da Guerra Fria). Sua obra é, e sempre será, eterna.

Em tempo: no mês de setembro, a Sala Redenção promove duas novas mostras: Mostra 50 anos L C Barreto (filmes nacionais) de 03/09 a 21/09; e Mostra Sofia Coppola de 24/09 a 28/09.