terça-feira, 24 de julho de 2012

Os 3 patetas dos Irmãos Farrely

Os Três Patetas (The Three Stooges), EUA, 2012. De Bobby Farrely e Peter Farrelly. Com Sean Hayes, Chris Diamantopoulos, Will Sasso, Jane Lynch, Larry David.


A nova comédia dos Irmãos Farrelly (os diretores que trouxeram ao mundo as comédias politicamente incorretas Deby & Loyd, Quem vai ficar com Mary, Eu, Eu Mesmo e Irene, entre outras)  é uma tentativa de atualização dos clássicos personagens dos curta-metragens dos anos 30 da Columbia, Moe, Larry e Curly, Os Três Patetas.

Na verdade, Os Três Patetas originais, eram seis. Moe e Larry eram fixos e o terceiro pateta era "rotativo". Mas isso não vem ao caso. O "terceiro pateta" mais popular sempre foi Curly, pelo menos nos EUA.

A ideia do filme é apresentar Os Três Patetas para as novas gerações. E até que atinge o seu objetivo, apesar de que, no início, cause estranheza o anacronismo daquele humor pastelão. O filme é dividido em três segmentos para emular 3 curta-metragens, mas a estória é contínua, seguindo um fio condutor do início ao fim. Ao chegarmos ao terceiro ato, já estamos razoavelmente acostumados com aquele tipo de humor e nos encontramos aptos a apreciar devidamente o segmento mais engraçado do filme.



Na estória dos Irmãos Farely, Os Três Patetas são abandonados ainda bebês em um orfanato. Depois de adultos (e nunca tendo sido adotados), o orfanato em que vivem corre o risco de ser fechado a não ser que consiga levantar fundos no valor de 830.000 dólares. Para evitar essa tragédia, eles saem, pela primeira vez, do orfanto e vão para a cidade tentar, de alguma maneira, obter aquela quantia.

Apesar de um sentimentalismo que beira ao piegas, é um bom filme, capaz de proporcionar boas risadas. Nota para o filme: 9.

O filme deveria ter estreado no Brasil no dia 4 de maio. Como não estreou, achei que sairia somente em DVD e Blu-ray, mas parece que será lançado nos cinemas em 12 de outubro. De qualquer forma, seja nos cinemas ou direto em vídeo, é uma boa opção para uma tarde de diversão e pipoca!



sexta-feira, 20 de julho de 2012

10 Filmes Clássicos Imperdíveis

Hoje resolvi fazer uma lista dos 10 melhores filmes clássicos (na minha opinião, obviamente). De uma certa maneira, quis compensar aquela lista dos 10 filmes clássicos que não vi. Espero que gostem e que levem em consideração quando quiserem assitir a um bom clássico.
Obs.: Os nomes entre parênteses referem-se aos diretores das obras.

10 - E o Vento Levou (Victor Fleming), 1939.
09 - Cantando Na Chuva (Stanley Donen), 1952.
08 - Dr. Fantástico (Stanley Kubrick), 1964.
07 - Um Corpo Que Cai (Alfred Hitchcock), 1958.
06 - Casablanca (Michael Curtz), 1942.
05 - O Mágico de Oz (Victor Fleming), 1939.
04 - Tempos Modernos (Charles Chaplin), 1936.
03 - Metrópolis (Fritz Lang), 1927.
02 - King Kong (Merian C. Cooper), 1933.

E, para mim, o melhor clássico:

01 - Frankenstein (James Whale), 1931.



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tudo Que Você Queria Saber Sobre "O Espetacular Homem-Aranha"... E Mais Um Pouco!

O Espetacular Homem-Aranha (The Amazing Spiderman), EUA, 2012. De Marc Webb. Com Andrew Garfield, Emma Stone, Martin Sheen, Sally Field, Rhys Ifans, Denis Leary, Chris Zylka.



Imagine que você é uma pessoa que nunca leu um gibi do Homem-Aranha ou nunca assistiu a uma das suas várias versões em desenho animado (Tá certo, eu sei que isso é quase impossível, mas digamos que você acabou de chegar ao planeta Terra!). Aí então talvez (e somente talvez) você ache "O Espetacular Homem-Aranha" um filme muito bom. Mas, infelizmente, para os roteirista de Hollywood, não vivemos em mundo ideal (ideal para eles, diga-se de passagem). Na verdade, este filme foi feito para uma nova geração, crianças recém alfabetizadas que ainda não tiveram contato com os quadrinhos do Aranha, e não para quarentões que conhecem toda a trajetória de quase 50 anos do personagem.

A história do Homem-Aranha todo mundo conhece: um nerd criado pelos tios é picado por uma aranha radioativa (ou geneticamente modificada, dependendo da versão) e ganha poderes proporcionais aos de uma aranha. Sofre com o assassinato do tio, morto por um ladrão mequetrefe que não prendeu quando teve a oportunidade. Daí vem aquela lição de moral: 'com grandes poderes vem grande responsabilidade', blablablá...

Então, para que re-inventar a roda? Para que mostrar os pais de Peter Parker, que nunca tiveram importância alguma nos quadrinhos? Para que fazer com que todos estejam conectados (os pais de Peter, Dr. Curtis Connor - o Lagarto, Norman Osborn, Gwen Stacy)?

O filme até tem algumas (poucas) cenas boas. Mas a melhor de todas é a cena da participação especial de Stan Lee, o criador do Homem-Aranha e de muitos outros heróis do Universo Marvel.

Mas sabe o que me deixa fulo? A vaidade e ego inflado de atorezinhos hollywoodianos que tem que mostrar o rosto quase que o tempo todo. O Homem-Aranha passa mais tempo na tela sem máscara do que com ela. E olhe que não estou falando das cenas em que ele é apenas Peter Parker!



Sabe o que também me deixa fulo? Porque é que nos filmes de super-heróis a 'mocinha' sempre tem que descobrir a identidade secreta do herói? E porque Peter Parker tem que ser um babaca? Tudo bem que nos gibis ele é um CDF, mas pelo menos lá ele tem uma vida social, um emprego, é articulado.

O Primeiro filme do Homem-Aranha feito para o cinema, dirigido por Sam Raimi, não era lá essas coisas, mas dá de 10 a zero nesta nova produção. Será que devo acalentar esperanças com relação às prováveis continuações? Mystério...


Resumindo: quer boas estórias com o Homem-Aranha? Então leia os gibis, principalmente aqueles escritos por Stan Lee ou, então, a versão 'ultimate' do herói escrita por Brian Michael Bendis.

Nota para o filme: 7 (sendo generoso!).

terça-feira, 17 de julho de 2012

10 Filmes Clássicos... Que Não Vi

Pois é... resolvi fazer uma lista de filmes clássicos que nunca assisti. Também não sei se algum dia assistirei. São filmes que acho que devem ser apreciados em uma sala de cinema e não em casa, por melhor que seja o sistema de home theater de que possamos dispor.

Como não assisti nenhum deles, não há nenhum critério de ordenação na lista.

1- Ben Hur
2- Lawrence da Arábia
3- (Trilogia) O Poderoso Chefão
4- Spartacus
5- Taxi Driver
6- El Cid
7- Relíquia Macabra
8- A Felicidade Não Se Compra
9- Quanto Mais Quente Melhor
10- Amargo Pesadelo

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Minhas Impressões Sobre o Filme Argentino "Diablo"

DIABLO, Argentina, 2011. De Nicanor Loreti. Com Juan Palomino, Sergio Boris, Luis Aranosky, Luis Ziembrowski, Vic Cicuta, Leandro De la Torre.



Tenho por hábito (mania, dirão alguns!) atribuir notas de 0 a 10 a todos os filmes que vejo. E esse costume já é compartilhado por amigos e parentes. Geralmente, quando comento um filme que assisti com alguém, a pessoa já me pergunta: "Que nota tu dás para esse filme?" Da mesma forma, quando alguém comenta comigo que assistiu determinado filme, também indago: "Que nota tu darias para este filme?" Há, porém, filmes que extrapolam esta escala. Nestes casos, costumo dizer que filme é nota dez com louvor! Ainda assim, há filmes (raríssimos) que vão além desta magnitude e digo que são filmes "nota dez com louvor e cinco tijoladinhas!"

Para que todo esse preâmbulo? Porque "Diablo" de Nicanor Loreti é um desses casos raros. O filme é perfeito em todos os sentidos: roteiro, direção, produção, atuação, trilha sonora! Foi o melhor filme argentino que já assisti. Põe os filmes com o ator Ricardo Darin - "O Segredo dos Seus Olhos" e "Um Conto Chinês" (que ficou um ano em cartaz em Porto Alegre)  no chinelo. Ganhou o prêmio de melhor filme argentino no Mar del Plata Film Festival e o prêmio de melhor direção da mostra competitiva Íbero-Americana no VIII Fantaspoa (o que para mim foi uma injustiça, pois "Toupeiras", que ganhou como melhor filme, não é tão bom assim) e, na minha opinião, foi o melhor filme de TODO o Festival.

A estória do filme é mais ou menos a seguinte, sem estragar nenhuma surpresa: Marcos Weinsberg, boxeador aposentado (que por ser judeu e de origem peruana, recebe a alcunha de 'O Inca do Sinai') recebe a visita de Huguito, um primo que está sempre metido em confusões. E as "encrencas" de Huguito vão atrás dele na casa do primo, que inadvertidamente acaba envolvido em um turbilhão de violência. A comédia esbanja humor negro e cenas de pancadaria. E, ainda, há homenagens a dois "clássicos" dos anos 80: "Aliens, o Regate" e "Stallone Cobra". É diversão garantida do início ao fim! Mas e quanto ao título do filme? O filme tem esse título apenas porque um personagem veste uma máscara (tipo 'luchador enmascarado') de diabo e sai a distribuir dinheiro aos pobres do subúrbio, como um Robin Hood.



Algumas pessoas até podem dizer: "Mas o filme tem muita violência!". Tudo bem, o filme TEM, sim, muita violência mas, veja bem, é uma comédia! Não é para ser levado a sério. É, respeitadas as devidas proporções, como um desenho animado de Tom & Jerry, por exemplo!

Gostaria muito (embora ache difícil) que este filme tivesse distribuição nacional no circuito comercial, ou, quem sabe, fosse lançado em DVD e Blu-ray, ou, ainda, fosse exibido em algum canal de TV paga, pois é um filme que merece ser visto no país inteiro. Sinceramente, tenho pena de quem não assistiu e/ou não tiver a oportunidade de assistir essa obra-prima!


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Últimos Filmes do Fantaspoa Revisitado

Assisti ontem, na Mostra Fantaspoa Revisitado, o filme tcheco "Mão - Cabeça - Coração" que, com o perdão do trocadilho, é um filme sem pé nem cabeça, na sessão das 17:00h. Em compensação, na sessão das 19:00h, assisti ao filme argentino "Toupeiras", que achei muito bom e que foi escolhido o melhor filme íbero-americano no Fantaspoa 2012.

Hoje vou assistir o filme mexicano "Alucardos" às 17:00h e o filme americano "Thor na Parada de Ônibus" às 19:00, encerrando a mostra.

Pretendo postar, assim que possível, um texto falando sobre o filme argentino "Diablo" que para mim foi o melhor de todo o Festival. Até porque tem gente achando que criei este blog somente para "trolar" os filmes que não gostei e não é nada disso!!!

terça-feira, 10 de julho de 2012

As 50 melhores comédias de todos os tempos

Recentemente, preparei uma lista com as 50 melhores comédias de todos os tempos (na opinião deste humilde escriba, claro!). Espero que gostem e que sirva como fonte de opções quando alguém estiver a fim de dar umas boas risadas. Notem que quando se trata de trilogias ou outras séries de filmes considerei todo o conjunto como se fosse uma única obra.

Então vamos lá, em ordem decrescente:

50 - De Volta às Aulas
49 - Que Droga de Vida
48 - Sou ou Não Sou
47 - Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu!
46 - Golpe Sujo
45 - Eu, Eu Mesmo e Irene
44 - Norbit
43 - Um Príncipe em Nova York
42 - A Marvada Carne
41 - Férias do Barulho
40 - Kung Pow
39 - Kung Fu São
38 - Eu Te Amo, Cara
37 - Trilogia Porkys
36 - O Homem Que Sabia de Menos
35 - Tempos Modernos
34 - Trilogia Madrugada Muito Louca
33 - Zoolander
32 - Quanto Mais Idiota Melhor 1 e 2
31 - Quem Vai Ficar com Mary?
30 - Antes só do que Mal Acompanhado
29 - Ovelha Negra
28 - Dias Incríveis
27 - O Virgem de 40 anos
26 - Clifford - Meu Sobrinho é um Terror
25 - Nacho Libre
24 - Os Safados
23 - O Corujão e a Gatinha
22 - Dickie Roberts - O Pestinha Cresceu
21 - Que Mulher é Essa?
20 - Joga a Mamãe do Trem
19 - O Homem do Sapato Vermelho
18 - Nosso Querido Bob
17 - Série Todo Mundo em Pânico
16 - Meu Nome é Taylor, Drillbit Taylor
15 - Clube dos Cafajestes
14 - Ace Ventura 1
13 - Essa Pequena é Uma Parada
12 - Coneheads - Cônicos e Cômicos
11 - Trilogia Corra que a Polícia vem aí

E agora, as 10 mais....

10 - Quase Irmãos
09 - A Vida de Brian
08 - As Férias de Mr. Bean
07 - Débi & Loyd
06 - Trilogia Austin Powers
05 - Mong & Lóide
04 - Tratamento de Choque
03 - Superbad
02 - Brüno

E, agora, preparem as fraldas geriátricas pois duvido que alguém consiga segurar a urina ao assistir esta comédia, a melhor de todos os tempos:

01 - Borat